segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Itaguaí terá retorno às aulas 100% presenciais no próximo dia 14 na rede municipal 

A Prefeitura Municipal de Itaguaí, através da Secretaria Municipal de Educação, divulgou na tarde desta segunda-feira 7, que as aulas terão início no dia 14 de fevereiro e de forma totalmente presencial. A cidade em 2021 adotou o sistema remoto e em seguida o híbrido (metade presencial e metade online).

Com isso, todas as unidades passam a contar com capacidade máxima de estudantes. Porém, neste primeiro momento com redução de horários. Na parte da manhã, conforme planejamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, as 62 unidades escolares funcionarão em horário reduzido: das 7h30 às 10h30. Já na parte da tarde de 13 às 15:30.

— "Toda criança vai ter que voltar. Só não volta aquele aluno que tem laudo médico que comprove o impedimento de retorno. Para isso, estamos tomando todos os cuidados necessários relacionados à Covid-19. Queremos garantir aos nossos alunos e a comunidade escolar uma educação de qualidade e ao mesmo tempo segura — declara a secretária de Educação", Nilce Ramos.

Segundo a secretária, as escolas já estão abertas e o ano letivo em Itaguaí iniciou no dia 2 de fevereiro.

 — "Os nossos professores estão em formação, os pais [de alunos] estão sendo recebidos e acolhidos nas escolas, com orientações sobre o retorno às aulas — afirma, lembrando que na segunda-feira (07/02), houve uma reunião com pais e responsáveis de alunos em suas respectivas escolas".

Nilce Ramos enfatiza, ainda, que as unidades de ensino estão preparadas para receber os alunos e profissionais de educação, pois todas elas passaram pelo procedimento de sanitização. A secretária adianta que alguns protocolos seguem valendo:

— "Sim, como o uso de máscaras e a higienização constante das mãos, será seguido dentro das unidades de educação. Outra medida, é que as crianças terão sua própria garrafinha de água" — esclarece.






Atividades ao ar livre

A secretária de Educação informa que, na primeira semana de voltas às aulas que vai de 14 a 21, serão desenvolvidas atividades lúdicas, sendo na maior parte do tempo no pátio das escolas.

Em 2022, um dos desafios da Secretaria Municipal de Educação é recuperar a aprendizagem dos alunos.

— "Tivemos perdas impossíveis de serem mensuradas. Nossas crianças ficaram dois anos afastadas da sala de aula, apesar de todas as atividades propostas, da intervenção, elas ainda não conseguem suprir a ausência do professor nesta interação de aprendizado. A gente acredita que esse momento é de recuperação da aprendizagem. É sondagem e diagnose para que possamos dar ao aluno aquilo que ele não conseguiu nesses dois anos de pandemia" — finaliza Nilce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Seguidores