quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Muita chuva e falta d'água, o contraste para moradores de alguns bairros de Itaguaí




Chuva prejudica retomada do abastecimento de água em bairros de Itaguaí

Itaguaí - Moradores do bairros de Santa Cândida, Mazomba, Leandro, Engenho e Jardim Ueda tem enfrentado problemas com o abastecimento de água. A mais de 10 dias o problema persiste e as chuvas que tem atingido a cidade agravam ainda mais a solução do problema. 
 
Segundo a Rio+Saneamento, a chuva que atinge a Região Metropolitana do Rio de forma ininterrupta prejudica a retomada das operações da captação de água e da Unidade de Tratamento (UT) do rio Mazomba, em Itaguaí, na Região Metropolitana. Desde o último dia 16, quando teve início o período chuvoso, a Rio+Saneamento paralisou o fornecimento de água tratada para os bairros Santa Cândida, Engenho, Leandro, Jardim Ueda e Mazomba, por medida de segurança, devido a alterações na qualidade da água bruta no ponto de captação.
 
Com a chuva, sedimentos como lama, barro e outras partículas foram arrastados em grande quantidade para o rio, deixando a coloração e a turbidez fora dos padrões de qualidade determinados pelo Ministério da Saúde. A erosão no terreno por onde passa um dos cursos d'água que alimentam o Mazomba agravaram ainda mais a situação.
 
Ainda não há previsão para que o abastecimento de água nos bairros afetados seja regularizado. Para garantir a segurança dos consumidores das regiões atendidas pelo sistema de Mazomba, a produção de água tratada foi interrompida pela Rio+Saneamento, de forma preventiva. Técnicos da concessionária monitoram a situação até que a concentração deste material se enquadre nos padrões preconizados pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021.
 
Com o apoio da Prefeitura de Itaguaí, por meio das secretarias municipais de Obras e de Meio Ambiente, a Rio+Saneamento tem realizado vistorias diárias na região para identificar e tratar a origem do problema.
 
Durante esse período, a concessionária tem abastecido a área afetada com caminhões-pipa. Para que possam ser atendidos com caminhões-pipa, os consumidores devem entrar em contato com a concessionária. O valor do serviço será cobrado pelo hidrômetro de cada residência ou comércio e será incluído na conta mensal. A empresa pede aos consumidores que utilizem água de forma consciente e adiem tarefas que exijam grande consumo.
 
A Rio+Saneamento coloca seus canais de comunicação à disposição da população para eventuais dúvidas e esclarecimentos. Os clientes podem entrar em contato pelo telefone: 0800 772 1027. O número oferece a possibilidade de envio de mensagem via WhatsApp. Os consumidores também podem acessar o aplicativo Cliente Rio+ e o site riomaissaneamento.com.br


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