quinta-feira, 5 de maio de 2022

Hospital Cemeru em Itaguaí recebe certificação de qualidade ONA



Evento de reconhecimento ocorreu na Câmara Municipal da cidade 

Itaguaí - O Hospital Cemeru de Itaguaí, recebeu nesta quinta-feira 05, em evento realizado na Câmara Municipal de Vereadores, a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação, ONA. O certificado é uma metodologia de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde em todo o País. 

Para comemorar a conquista da certificação de qualidade que o Grupo Cemeru Saúde recebeu, diretores e funcionários do Hospital compareceram ao evento que contou com a presença de vereadores, secretários e empresários da cidade. A entrega oficial do certificado foi feita pelo Prefeito Municipal de Itaguaí, Dr. Rubem Vieira. 


Prefeito de Itaguaí Rubem Vieira entrega a certificação aos representantes do Grupo Cemeru


O hospital atende a pacientes de toda a região da Costa Verde e Zona Oeste do Rio de Janeiro, e agora é o primeiro, de Angra à Seropédica, a receber o selo ONA. “No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas onde os requisitos do Manual são verificados antes da homologação. Buscar a acreditação reafirma nosso compromisso com a qualidade e a segurança, pois envolve um processo contínuo de melhoria”, destaca a diretora Administrativa do Grupo Cemeru, Valesca Dallier.

    Valesca Dallier diretora administrativa do Grupo      Cemeru 


Ao Boca, que fez recentemente uma visita nas dependências do hospital, Monique Suriano, assessora de imprensa da unidade, relatou a importância dessa certificação e da atuação constante do grupo visando melhorias contínuas em todos os segmentos de atendimento. 


    Assessora de imprensa do Hospital Cemeru         Itaguaí Monique Suriano







E o que é acreditação ONA?

O que se entende por acreditação é uma metodologia de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Esses serviços podem ser: hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios odontológicos ou mesmo laboratórios de exames.

Para entender o que é acreditação ONA, tenha em mente que ela tem um caráter, acima de tudo, educativo, direcionado para a melhoria contínua e sem objetivo de fiscalização ou controle oficial ou governamental.

Nesse sentido, como toda certificação, não deve ser confundida com as avaliações para licenciamento e funcionamento, que cabem ao Estado.
O processo de acreditação é baseado em três princípios fundamentais:

É voluntário, solicitado pela própria organização de saúde;

É periódico, com prazo de validade do certificado, necessitando nova avaliação após o vencimento;

É sigiloso, ou seja, as informações obtidas em cada organização de saúde durante a avaliação não são divulgadas.


Quais são os objetivos da acreditação ONA?

Agora que você sabe o que é acreditação ONA, é importante entender seus objetivos.
Com a acreditação, a ONA tem por objetivo geral estimular o desenvolvimento de um processo permanente de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde. Possibilitando, assim, a melhoria contínua da atenção e a garantia da qualidade na assistência à saúde dos pacientes, em todas as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS) do Brasil.


Como foi desenvolvida a acreditação ONA?

A metodologia de acreditação da ONA foi desenvolvida em 1999, a partir de métodos de certificação regionais e dos manuais da América Latina e de outros países, como Estados Unidos, Canadá, Espanha e Inglaterra.
Para abranger todo o território nacional, ela foi testada em instituições de saúde nas cinco regiões do Brasil.
Desde que surgiu, a ONA coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras em benefício do cuidado do paciente e da qualidade no atendimento.


Quais são as principais vantagens de ter uma certificação ONA?

Dentre as principais vantagens da certificação hospitalar pela ONA, podemos citar:

Segurança para os pacientes e profissionais;

Busca voluntária da qualidade;

Educação dos profissionais;

Maior qualidade da assistência;

Processo de construção de equipe e melhoria contínua;

Melhoria do gerenciamento da unidade.


Qual é a importância dos hospitais serem acreditados pela ONA?

De fato, a Organização Nacional de Acreditação já tem uma atuação longa no mercado da gestão hospitalar, e é reconhecida por qualificar padrões no campo da saúde, de acordo com os valores de credibilidade, legitimidade, qualidade, ética e resultado.
Além de toda essa experiência, a certificação é uma ferramenta que ajuda a instituição acreditada a melhorar o seu o serviço de saúde, desde a assistência até a gestão.


Quais são os níveis de acreditação hospitalar ONA?

O processo de avaliação para a acreditação da ONA é de responsabilidade das Instituições Acreditadoras Credenciadas, que têm como referências as Normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação ONA específico.
Dessa maneira, é necessário que a instituição solicitante prepare a sua candidata para a acreditação dentro dos requisitos da ONA, considerando os seguintes níveis:

Acreditação Ona Nível 1 — Acreditado: princípio segurança,

Acreditação Ona Nível 2 — Acreditado Pleno: princípio gestão, e

Acreditação Ona Nível 3 — Acreditado com Excelência: princípio excelência em gestão.

E vale ressaltar que, para poder garantir um nível superior na acreditação, todos os requisitos do nível anterior deverão estar previamente atendidos.

As avaliações são feitas de forma periódica, dependendo do nível atingido pela unidade de saúde. Para os níveis 1 e 2, a acreditação tem validade de dois anos, com visitas de manutenção nesse intervalo. Já no nível 3, a validade é de três anos, com uma visita anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário