segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Mesquita e Japeri adiam início das aulas municipais;confira calendário da Baixada Fluminense


Por causa do aumento de casos da Covid-19, a prefeitura de Mesquita, na Baixada Fluminense, decidiu adiar o início do ano letivo em um mês. As aulas que estavam previstas para começarem no dia 7 de fevereiro, vão retornar apenas no dia 7 de março. Outra prefeitura que adiou o início das aulas foi a de Japeri. Inicialmente previstas para retornarem nesta quinta-feira, dia 03, as aulas foram adiadas para a próxima segunda-feira, dia 07.

Segundo a subsecretária executiva de educação de Mesquita, Monique Rosa de Castro, o adiamento vai possibilitar aumentar a cobertura vacinal infantil para a volta às aulas.

— Com o avanço da vacinação, conseguimos com esse um mês, que as crianças atinjam um maior percentual de vacinação. Com isso, temos uma segurança maior em relação às precauções da Covid-19 e possibilitando a vacinação o máximo possível — diz.

De acordo com a subsecretária, o adiamento não vai prejudicar a carga horária mínima prevista no calendário letivo, mas vai modificar o recesso do meio do ano.

— Nós já vínhamos pensando em um calendário flexível. A mudança mais visível foi o recesso em julho, quando seriam duas semanas de recesso, nós puxamos uma semana para fevereiro. Então, em julho, ao invés de 15 dias de recesso, vai ter uma semana só — explica.

A cidade de Mesquita tem 5.300 crianças entre 5 a 11 anos matriculadas nas escolas da rede municipal. Entre os dias 18 e 28 de janeiro, 1.549 crianças compareçam aos pontos de vacinação para se imunizar com a primeira dose contra a Covid-19.

Nesta terça-feira, o calendário de vacinação da cidade é para crianças de 5 a 11 anos, em geral. A vacinação infantil acontece exclusivamente na Vila Olímpica Municipal, no Cosmorama, e no Centro de Vigilância em Saúde Paraná, no centro. Há distribuição de senhas das 8h às 16h. As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais com CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência. Crianças com comorbidades devem apresentar laudo médico

Em Japeri, a prefeitura argumentou que o adiamento do ano letivo foi motivado pelo aumento de casos de Covid-19 e o adiamento das matrículas de 2022. Na cidade, onde a expectativa é vacinar 10 mil crianças, até agora apenas mil tomaram a vacina.

No calendário de vacinação infantil de Japeri, crianças de 6 a 11 anos podem se vacinar em sete postos de saúde, de segunda a sexta, das 9h às 15h. Crianças de 5 anos ou imunossuprimidas devem procurar a Unidade Mista de Engenheiro Pedreira. As crianças devem estar acompanhadas dos pais, ou apresentar termo de autorização em caso de ausência do pai ou da mãe, documento de identificação com foto, cartão do SUS ou CPF, caderneta de vacinação e comprovante de residência. Em caso de imunossupressão, apresentar laudo.

Confira as datas do início do ano letivo em outras cidades da Baixada Fluminense:

Duque de Caxias: 07/02

Belford Roxo: 07/02

Nilópolis: 07/02

Nova Iguaçu: 07/02

São João de Meriti: 07/02

Japeri: Previstas inicialmente para o dia 03, foram adiadas para o dia 07/02

Queimados: 07/02

Itaguaí:  07/02

Magé: 09/02

Paracambi: Prefeitura não respondeu

Guapimirim: Prefeitura não respondeu

Seropédica: Prefeitura não respondeu

Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Seguidores