sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Estado do Rio entra em bandeira amarela em todas as regiões


Até a última medição, algumas regiões estavam em bandeira verde. Demora no Sistema de Saúde do Governo Federal ajuda a gerar milhares de subnotificações e casos no Rio que já tem os maiores aumentos dos últimos meses podem ser ainda maiores

O estado do Rio de Janeiro encontra-se em bandeira amarela, com baixo risco para Covid-19. 🟡 

É o que mostra a 64ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada hoje (14.01) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

A análise faz a comparação da primeira semana epidemiológica (SE) deste ano, a SE 1 (de 02 a 08 de janeiro), com a penúltima de 2021, a SE 51 (de 19 a 25 de dezembro). As taxas de positividade para SARS-COV-2 em testes RT-PCR no período de 04 a 11 de janeiro sofreram aumento de 38%. Todas as Regiões de Saúde ainda apresentaram uma taxa de ocupação de UTI e Enfermaria inferior a 40%.

– Além do rol de indicadores selecionados para cálculo do painel, a Secretaria buscou refinar a análise por meio da avaliação de indicadores mais precoces do volume de demanda de leitos específicos para Covid-19, como atendimento em UPAS, número de solicitações e fila de espera por leito. Esses indicadores são de suma importância, pois refletem de maneira mais rápida e sensível a real demanda de atendimento de casos no estado, sem interferência de atraso na informação. Os indicadores do Mapa de Risco são mantidos por oferecerem uma análise homogênea para todos os municípios – comenta o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Demora em confirmação dos casos no Sistema Federal 

A instabilidade do Sistema de Saúde do Ministério da Saúde do governo federal de Jair Bolsonaro, tem causado mais problemas ainda na contabilidade dos casos em tempo real. Nas últimas 24 horas em todo estado, foram mais de 14 mil casos confirmados, um dos maiores desde o início da pandemia. Mas, esses números podem ser ainda maiores. Já que a demora para o registro no Sistema do Ministério da Saúde, devido a diversas instabilidades que ocorrem a meses no sistema federal, podem esconder a quantidade real de casos neste momento. Com isso, as subnotificações podem maquiar um número bem maior que os já divulgados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário