quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Apae Itaguaí realiza evento natalino em meio a desafios diários

Festa de Natal será no dia 23. Instituição que vive de doações tenta se manter para a continuidade dos serviços 


Em 20 de dezembro de 2023



Itaguaí  - A Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Itaguaí (Apae), realizará mais um evento Natalino de sua história. O evento a ser realizado no próximo sábado dia 23/12, de meio dia às três da tarde, contará com apresentações dos atendidos e de convidados. A festa, visa arrecadar fundos para continuar os atendimentos na sede, localizada na rua Território do Rio Branco, s/n, no bairro Estrela do Céu.


Em entrevista com a presidente Mizarete Barbosa, que está a frente da instituição desde janeiro deste ano, mas faz parte da Apae desde 2004, fomos conhecendo a fundo o trabalho social realizado. Para o Natal, os atendidos da Apae fizeram cartinhas para o Papai Noel. Sempre dando a opção de três presentes, eles solicitam ajuda para um Natal mais feliz. Os interessados podem ir a sede e adotar um deles, podendo ver o que vimos, a pureza escrita em cartas simples, porém cheias de sentimentos. 





Equipe Apae Itaguaí 

              Presidente Mizarete Barbosa 


        Fabíola da Conceição vice-presidente 


               Da esquerda para a direita - Sandra Pinheiro Diretora Financeira e Karen Marques auxiliar administrativo 


          Denise Rocha auxiliar administrativo 

              Katianne Moreira recepcionista 

        Antônia Campos ajudante de cozinha

A sede conta com outros profissionais em outras áreas. 


A instituição conta com diversos atendimentos gratuitos para pessoas especiais. Como fonoaudilogia, fisioterapia, psicologia, oficinas culturais, serviços sociais em geral, apoio jurídico entre outros. Os interessados que tiverem a necessidade de atendimento na Apae Itaguaí, devem procurar o serviço social na sede, onde passará por uma espécie de triagem para ver as necessidades do usuário. Mizarete, reforça que mesmo enquanto aguarda, o usuário apaiano já estará sendo assistido, pois este e sua família passarão a ter de bate pronto, atendimento com a assistente social da Apae e já podendo participar dos eventos, bem como ser atendido até na área alimentar se necessário for. Os responsáveis pelo usuário, podem colaborar e se tornarem sócios, para que também possam ajudar a manter os serviços e cultivar a essência da instituição criada justamente por pais e responsáveis de pessoas que necessitam desses atendimentos. Além disso, junto com a parceria com a secretaria de esportes, o usuário já poderá participar de eventos esportivos na sede, como por exemplo aulas de funcional. 

Atividade funcional é feita hoje na quadra de esportes da Escola Municipal Elmira Figueira com datas e horários marcados 



Para manter o atendimento a quase 120 famílias mensalmente, a Apae Itaguaí necessita de apoio. É visível a necessidade de melhorias em materiais de trabalho, como computadores, impressoras, ventiladores, mesas e cadeiras. Para se ter uma ideia, um ventilador é dividido entre os presentes para suportar o forte calor do verão carioca. A sede não é climatizada e isso tem tornado ainda mais dificultoso os trabalhos locais. 

Lojinha da Apae Itaguaí criada para reverter todas as suas vendas para a utilização de recursos para os atendimentos 





Por ser uma instituição que é mantida basicamente a base de doações, a diretoria decidiu criar o pix solidário, através do número 36.061.695/0001_69. Inclusive, as instituições bancárias já permitem a realização do pix programado, o que facilita a manutenção de tal ajuda.

Também há outras formas de ser um parceiro da Apae. Podendo ser doações de materiais, recursos financeiros mensais, doações financeiras esporádicas e para quem é cliente da operadora Tim, há a opção de ser um doador no aplicativo da operadora. Dessa forma, o valor sairá na conta telefônica de forma automática e será revertido para a Apae mais próxima da localidade de moradia do cliente. 



Troco Solidário 

Mais uma forma de auxiliar o trabalho, abrange quem tem seu comércio na cidade, o troco solidário. Os comerciantes parceiros podem entrar em contato e solicitar em seu estabelecimento o cofrinho da Apae. Cada valor depositado nele é revertido para a instituição que mensalmente fará o recolhimento. Aquela moedinha que num troco pequeno, pode não fazer a diferença para o cliente, auxilia e muito a instituição em seu desafio diário. 



Nova quadra e apoio dos "amigos da Apae"

A luta diária para fornecer atendimento e 60 refeições diárias aos atendidos, conta também com a ajuda de vários parceiros. A Primetals Technologies Brazil, de Minas Gerais e a empresa Ateliê Stampaí são alguns dos mais atuantes. Além destas, outras várias fazem contribuições constantes, como a padaria Califórnia, que fornece a anos pãezinhos, micro empresários locais, como o Marido da Caipfruta, Hortifruti Máxima, os Motoqueiros do Rei, a Mach Operações e a Prefeitura de Itaguai, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria de Esportes e a Secretaria de Meio Ambiente. 


Graças a esses e outros parceiros, a Apae irá iniciar em 2024 a construção de sua quadra poliesportiva, destinada às atividades físicas e fisioterápicas, além de ser o local para a realização dos seus eventos. Segundo Mizarete, com essa ajuda, as obras se iniciarão no primeiro semestre do ano que vem, tendo um pré acordo com a prefeitura de Itaguaí para o fornecimento da mão de obra. 


Tais parceiros ajudam a garantir o que para os diretores é o maior desafio. A alimentação diária. A Apae, conseguiu através de um edital estadual, a permissão para retirar alimentos no Ceasa, e conta com a ajuda da secretaria de assistência de Itaguaí, para o transporte desses alimentos. Quando chegam a sede, é após o preparo, os que por ventura não forem utilizados, são doados para as famílias dos assistidos, mantendo assim várias famílias que podem ter seu jantar garantido. 

                 Refeitório da Apae Itaguaí 

    Doações de alimentos as famílias atendidas 



Cursos extras de computação e empilhadeira para mulheres 


A Apae também está participando de um edital do governo federal, que visa a implementação de uma sala de computação para cursos de informática aos atendidos. Caso seja contemplada, serião dez computadores específicos para o curso e com direito a uma sala climatizada. Além disso, para o ano que vem, há previsão de início de um curso de empilhadeira pela empresa Mach Operações, exclusivo para mulheres na sede da Apae. Ainda serão divulgados posteriormente como serão os passos para os interessados que farão esse curso de forma gratuita e aos sábados. Esse curso será aberto ao público feminino, sem a necessidade de ser um usuário apaiano.

    Sala de informática no aguardo dos possíveis novos computadores 



Blog Boca no Trombone e Apae Itaguaí 

Júlio Andrade blog Boca no Trombone Itaguaí e Mizarete Barbosa Presidente da Apae Itaguaí 


Após a entrevista, eu Júlio Andrade, que sempre fui admirador da Apae, fiquei ainda mais encantado com a luta e a união de trabalhadores e parceiros, para se manter o maior trabalho social da região destinado ao público excepcional. E no clima natalino, onde se aflora o sentimento de união, evidencia a necessidade desse clima durante todo o ano.

Assista a nossa visita. Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Seguidores