terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Prefeitura de Itaguaí inaugura ponte que ligará bairros e evitará pagamento de pedágio para moradores 

Ponte com 10 metros de extensão ligará Coroa Grande ao Frontal das Ilhas e se torna alternativa para quem pagava pedágio até para ir numa padaria


Em 26 de dezembro de 2023


Itaguaí - A Prefeitura de Itaguai inaugurou na tarde desta terça-feira 26, a ponte Hudison da Silva Loureiro. Tal obra, com dez metros de extensão, visa evitar que moradores precisem pagar pedágio para se deslocar entre o bairro de Coroa Grande e o bairro Frontal das Ilhas. Anteriormente, os moradores para comprar um simples pão na padaria ou realizar qualquer atividade dentro desses locais, precisava pagar pedágio, já que a única ligação era através da rodovia Rio-Santos.



Em seu discurso durante a inauguração, o prefeito de Itaguaí Rubem Vieira, (Dr Rubão) do Podemos, manifestou que se necessário for irá construir quantas pontes ou estradas forem necessárias para que moradores da cidade não sejam obrigados a pagar pelo pedágio para circular dentro do próprio bairro. Rubão, ainda disse que há um projeto entre a prefeitura de Itaguaí, prefeitura de Mangaratiba e o governo do Estado, para a criação de uma estrada que ligaria o município de Mangaratiba ao município do Rio de Janeiro passando por Itaguaí. Tal estrada seria uma alternativa para não se passar pela Rio-Santos, único caminho hoje disponível para os motoristas.

Prefeito de Itaguaí com camisa azul escura e calça azul, a seu lado vice-prefeito Valtinho, tendo à sua direita Rosângela Gomes Secretária de desenvolvimento social direitos humanos do estado do Rio de Janeiro



Tanto trabalho, se dá porque a concessionária CCR, que administra hoje a Rio-Santos, não abdicou da isenção aos moradores desde o começo da cobrança. Aliás, pelo contrário, diferente de outros contratos da empresa com outras vias, como a Via Dutra por exemplo, onde moradores que vivem nas regiões das cabines de cobrança tem isenção, na praça de pedágio localizada em Itaguaí no bairro de Coroa Grande, bem como nas praças de Mangaratiba e Paraty, qualquer trajeto feito precisa pagar o pedágio, mesmo que seja apenas para comprar um simples pãozinho na padaria do bairro. O sistema da via, o Free Flow, cobrado de forma automática é único no país, e tem acarretado diversos problemas, como multas irregulares e cobranças que se acumulam ou inexistem dizem muitos motoristas. 

Pedágio é cobrado desde o começo do ano e gerado várias reclamações dos motoristas, como cobranças indevidas e multas em excesso



Há processos judiciais sobre o assunto, porém até o momento, a CCR não se vê obrigada a ceder. Tal contrato de concessão, feito ainda em 2022, sob a gestão federal do ex-presidente Jair Bolsonaro, não previu isenção aos moradores. Sendo assim, a empresa alega que diferente das outras praças, onde há a isenção e a concessão foi feita anteriormente, como a Via Dutra, o contrato era diferente. 

Nosso blog está tentando contato com a CCR, para ouvir a versão da concessionária, no entanto não tivemos retorno até o momento. 

A solenidade contou, além da presença do prefeito de Itaguaí, com as presenças da secretária de desenvolvimento social e direitos humanos do estado do Rio de Janeiro, Rosângela Gomes, secretários municipais e vereadores de Itaguaí entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Seguidores