quarta-feira, 7 de junho de 2023

Em live, prefeito de Itaguaí fala que irá a justiça por retorno de Seropédica como distrito da cidade


Recentemente, prefeito de Seropédica fez uma postagem dizendo que trechos do bairro de Chaperó pertencem a Seropédica. Imbróglio sobre o bairro de Piranema e a divisa entre as cidades perdura desde a emancipação 

Itaguaí - Em live na noite desta terça-feira 06, o prefeito de Itaguaí Rubem Vieira, mais conhecido como Dr Rubão do Podemos, anunciou que Itaguaí ganhou uma liminar recente sobre o território de Piranema e Chaperó. Segundo Rubão, que contou na live com a participação do procurador geral do município Thiago Morani, tal liminar suspende os impostos que Seropédica ganhava tendo territórios desses bairros como sendo seu. Incluindo o local do Centro de Tratamento de Resíduos da empresa Ciclus, o aterro sanitário conhecido como "lixão". 

Segundo o prefeito, após levantamento da prefeitura com uma grande ajuda do secretário de agricultura Carlos Kiffer, conhecedor desse assunto, ficou constatado que além dos erros sobre a questão da divisa entre as cidades, Seropédica na época de sua emancipação, não consultou os moradores de Piranema, diretamente afetados por tal mudança. 


Com isso, a emancipação se tornaria irregular e Itaguaí irá na justiça buscar esse retorno territorial. Ainda, Rubão disse que Itaguaí tem feito todos os reparos nos bairros de Piranema e Chaperó e que não era justo Seropédica lucrar e não resolver os problemas desses bairros. O Procurador Geral da Prefeitura, corroborou dizendo que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, já reconheceu ser inconstitucional o processo de emancipação de Seropédica, que ocorreu nos anos 90 e que agora a prefeitura de Itaguaí irá ao Supremo Tribunal Federal para ter o definitivo reconhecimento de Seropédica como pertencente à Itaguaí. A liminar conseguida por Itaguaí, bloqueia os repasses dos impostos referentes a empresa Ciclus ao município vizinho, estes então, está desde o começo do mês sendo depositado em juízo. A liminar cabe recurso.

Procurador Geral do Município de Itaguaí Thiago Morani 

Recentemente o prefeito de Seropédica Professor Lucas, usou as redes sociais para dizer que partes de Chaperó pertenciam a Seropédica. Por não citar qual decisão judicial ele se baseava para tal afirmação,  nosso blog havia na época procurado a prefeitura de Seropédica, que não se deu ao trabalho de responder as indagações do blog. 



Na época, nosso blog procurou a prefeitura de Seropédica que não quis responder aos moradores sobre o episódio. 


Desde a década de 90, a disputa territorial de outro bairro, Piranema, já deu muito "pano pra manga", e até as divisas entre as cidades sempre foram minimamente questionáveis desde a emancipação. Santa Rosa e Chaperó também fazem parte dessa divisa confusa. Muitos moradores não sabem se são de Itaguaí ou Seropédica até hoje.


Assista a live do prefeito de Itaguaí na íntegra no link abaixo:


#itaguai #seropedica #emancipação #justica #piranema #chapero #bocanotromboneitaguai #BocaNoTrombone

Um comentário:

  1. Fico muito feliz, por chapero pertence Seropédica, assim eles não vão precisar pagar más imposto predial

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Seguidores