sexta-feira, 21 de julho de 2023

Alianças que confundem



Faltando um ano para o começo das corridas eleitorais nos municípios, alianças previstas e não previstas acenam num cenário que até pouco tempo atrás era quase utópico. 

A foto 1 é um exemplo. Alexandre Valle com Nisan César era até imaginável, já que ambos se ajudaram e assumiram cargos públicos no governo do Estado recentemente. Com Valle sendo inclusive, secretário de educação de Cláudio Castro até o ano passado. Mas, com eles aparece agora o presidente da Câmara Municipal de Itaguaí, Gil Torres. Que rompeu com o prefeito de Itaguaí Rubem Vieira e parece já ter costurado a sua pretensão política e com quais aliados. Gil, já declarou que é pré-candidato a prefeito, mas, Alexandre Valle toparia ser vice ao invés de ser candidato principal ao poder Executivo? Ou seria o contrário e Gil seria o vice numa possível aliança? E ainda Nisan César, seria o que nesse papel? Candidato a vereador com pretensão de voltar a ser um possível eleito e presidente da Câmara? Jorginho do Charlinho, ex-vereador, seria um candidato a vereador nessa aliança de um PL, por exemplo? E o que faz na foto um sub-secretário do governo de Lucas Dutra, prefeito de Seropédica, Claudinho Bernardo? As fotos entre políticos da antiga não são meras fotos, elas intencionalmente revelam as pretensões de cada um deles. Óbvio que ninguém divulga uma foto dessas, a um ano das eleições, se não fosse para revelar conversas ligadas a uma possível aliança. Também, na imagem não aparece, mas esta marcado nela um fiel escudeiro do ex-prefeito de Itaguaí, Carlo Busatto Júnior, o Charlinho, e de sua esposa, a ex-secretária de educação Andreia Busatto. Gil sempre declarou a sua aversão ao ex-prefeito Charlinho, mas mesmo assim se reuniu com um fiel escudeiro de seu desafeto? Perguntas ainda a serem respondidas com o tempo.


A foto 2, mostra uma costura que sempre revela mais nomes nos bastidores a cada dia. O prefeito de Seropédica Professor Lucas Dutra, que tem recebido duras críticas em questões como ruas sem asfalto, falta de saneamento básico e outros problemas na cidade que administra, é visto se reunindo com vários políticos e figuras conhecidas de Itaguaí, como o ex-vice-prefeito de Charlinho, Abelard Goulart, o Abelardinho e outros nomes que foram candidatos nas eleições de 2020, como Aramis Brito que era vice na chapa do candidato Wesley Pereira e o ex-vereador Márcio Pinto. A intenção de tais reuniões é a possibilidade cada vez mais clara da esposa de Lucas se candidatar para prefeita em Itaguaí, a cidade vizinha do qual o esposo administra. Lucas tentará a reeleição em Seropédica e quer emplacar a esposa em Itaguaí. Se a emancipação entre as cidades for desfeita por exemplo, quem seria vice de quem se os planos do casal der certo? Mesmo que o cenário mude, o que não muda é a dúvida entre a questão do domicílio eleitoral. Já que todo candidato tem que comprovar residir na cidade onde se candidata a algum cargo político, como Lucas irá continuar morando em Seropédica e sua mulher passar a morar em Itaguaí? Casamento moderno, cada um na sua casa, será?


A foto 1 e a foto 2 tem algo em comum, gente que era do governo Charlinho envolvida. O ex-prefeito cassado por corrupção, parece ter braços fiéis em ambas alianças e a volta ao passado pode ser ingrediente do futuro de Itaguaí. 

A foto 3 já diz tudo... Charlinho e Lucas construiram algo que fica cada vez mais evidente.

A foto 4 mostra um político e médico, que tem em sua simpatia a sua marca. Dr Antônio Antunes é diretor da maternidade municipal em Seropédica. A convite de Lucas, ele aceitou o desafio de administrar o local, mas parece também que aceitou o desafio de apoiar Lucas e sua esposa em suas pretensões políticas. Dr Antônio foi candidato a vice-prefeito na chapa do candidato Donizete em 2020 em Itaguaí e parece que tem outro nome predileto para 2024.


A busca pelo poder confunde a todos. E deixa claro que o inimigo de ontem vira amigo de hoje e vice-versa. Ou ainda que casamento político, serve em todos os sentidos na busca do voto. Resta saber onde ficam as populações das cidades envolvidas no pensamento desses políticos, que parecem querer reviver um passado que não deixou muitas saudades...

#Política #itaguai #seropédica #eleicoes2024 #eleições #bocanotromboneitaguai #BocaNoTrombone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Seguidores