quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Prefeitura de Itaguaí divulga lista de diretores escolares municipais eleitos

Numa das escolas o resultado está sob análise, apesar de uma das candidatas ter tido quatro vezes mais votos que a perdedora 33 a 08.

Itaguaí  - A Prefeitura Municipal de Itaguaí, através da Secretaria Municipal de Educação, divulgou na noite desta quarta-feira, no Jornal Oficial 1.119, o resultado das eleições democráticas para dirigentes escolares das escolas do município para o mandato a ser iniciado no começo de 2023. 

A eleição que ocorreu no último dia 15, foi realizada pela Secretaria de Educação da cidade e contou com conselhos eleitorais formados por servidores, responsáveis de alunos e servidores das próprias unidades de ensino. Esses conselhos tiveram a responsabilidade de comandar todo o processo eleitoral nas escolas e creches, como averiguar a postura dos candidatos e fiscalizar todo o rito do processo, incluindo o dia da votação. 

Muitas unidades já conhecem os seus eleitos, mas em algumas faltaram quórum ou candidatos que tivessem a intenção de concorrer. Para se ter quórum, ao menos 50% mais um dos eleitores deveriam comparecer às urnas. Os eleitores eram formados por servidores efetivos das respectivas unidades, bem como responsáveis de alunos e estudantes maiores de 14 anos.


Porém, um caso chamou a atenção. Na antiga Escola Municipal Pedro Antônio de Aguiar, hoje E.M Valinha, em Piranema, a candidata perdedora no pleito realizado no dia 15 de dezembro, entrou com uma apelação contra o resultado. O que chama a atenção é que a diferença da vencedora para a perdedora foi de 4 vezes mais votos. Literalmente um massacre de 33 votos a 08. A apelação da perdedora é interpretado por muitos da localidade como uma medida até certo ponto vexatória. 


Nosso blog consultou responsáveis de alunos e servidores da unidade que alegaram estarem surpresos com a contestação do resultado por parte da derrotada, já que todos os ouvidos foram praticamente unânimes em elogiar o trabalho da atual dirigente escolar que obteve quase 85% dos votos de forma democrática nas urnas, segundo eles. Para se ter uma ideia, o quórum na localidade foi alto o que confirma o resultado obtido.

A Secretaria Municipal de Educação, através da Comissão de Execução e do Conselho Eleitoral local da escola, visam dar total legitimidade ao processo, e estão analisando o caso, que é inédito. 

Confira os nomes dos eleitos:


#bocanotromboneitaguai #BocaNoTrombone #eleições #escolas #Itaguaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Seguidores