sexta-feira, 18 de março de 2022

Após seis anos, Câmara em Itaguaí volta a ter uma vereadora


Veja também - Sessões passam a ter presença de público com metade da capacidade total 

Mais representatividade na política: este foi o tom dos discursos durante a Sessão Solene de Posse da vereadora Rachel Secundo (PL), que aconteceu na manhã da última quarta-feira (16/03) no plenário da Câmara Municipal de Itaguaí.

O momento teve uma importância histórica dupla para a Câmara de Itaguaí, pois além de ser a posse da 10ª representante do gênero feminino na história do Legislativo Municipal, foi a primeira sessão com público presente desde que foi declarada a pandemia de Covid-19, há dois anos atrás. 

Rachel, que teve 1.522 votos e ocupava a vaga de suplente do Partido Liberal, assume uma cadeira no Legislativo Municipal para preenchimento da vaga após o agora vereador licenciado Fábio Rocha aceitar o convite do Prefeito Rubão para estar à frente da Secretaria Municipal de Eventos, conforme comunicado pelo Presidente Gil Torres (PSL) na Sessão Ordinária realizada ontem (15). 

Estiveram prestigiando a nova companheira de legislatura os vereadores Haroldo Jesus (PV), Guilherme Farias (PL), Fabinho Taciano (PRTB), Zé Domingos (PTB), Jocimar (PTC), Alex Alves (PRTB), o presidente Gil Torres, e o secretário de eventos Fábio Rocha. Quem também fez questão de estar presente neste momento histórico foi o Prefeito Rubão, acompanhado da primeira-dama, Jessica Ribeiro.
Logo após a execução do hino nacional, a vereadora Rachel Secundo fez o juramento e assinou o termo de posse. A convite do presidente Gil Torres, o ex-vereador Roberto Lúcio, esposo de Rachel, se sentou ao lado da vereadora durante a solenidade.

A primeira a discursar foi a vereadora Rachel, que agradeceu a todos que estiveram prestigiando sua posse e a todos que caminharam com ela.
– Vamos fazer um grande trabalho por nós, mulheres, e pela família. Quero agradecer muito! Tenho imensa honra por sentar nessa cadeira que vocês me concederam. Nós vamos trabalhar! Junto com o nosso prefeito e junto com o presidente, vamos fazer o melhor pelo nosso município – disse a vereadora em seu primeiro discurso, finalizando com seu bordão de campanha – Juntos somos mais fortes!

Em declaração à Diretoria de Comunicação no momento em que recebia os cumprimentos, a mais nova representante do Legislativo contou que sua expectativa é grande.
 – Desejamos fazer um excelente trabalho por nós, mulheres, pela família, e por todos aqui dentro do município. Queremos agregar cada vez mais junto com o prefeito e com os amigos vereadores aqui na Casa. Vamos lutar pelo nosso município e por nós, mulheres! – declarou a vereadora.


Após o primeiro discurso de Raquel, o presidente Gil Torres concedeu a palavra à primeira-dama Jessica Ribeiro, que conforme revelou posteriormente o prefeito Rubão, mesmo sendo tímida, fez questão de participar deste momento histórico da Casa Legislativa. Jessica contou que é motivo de grande alegria estar presente na Câmara empossando uma vereadora mulher e que o fato a faz sentir representada. A última vereadora da casa, havia sido Miriam Pacheco que atuou até o final de 2016.


Sessões com público 

Graças aos resultados positivos dos indicadores que compõem o painel de monitoramento da COVID-19 no município de Itaguaí, a Casa Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira (17/03) a primeira sessão ordinária com público presente desde que foi declarada a pandemia de COVID-19, há dois anos.
A Resolução nº 008/2022, que está vigorando desde o último dia 15, garantiu que o público pudesse acompanhar presencialmente a Sessão Solene de Posse da vereadora Rachel Secundo (PL), realizada ontem (16).

A Resolução estabelece que as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Itaguaí serão realizadas com a presença de público limitada a 50% da capacidade da assistência do plenário. As transmissões pelo canal da TV Câmara no Youtube e nas redes sociais  da instituição continuarão a ser realizadas. 
Atenção: A apresentação do comprovante de vacinação e documento de identificação com foto serão exigidos na recepção da CMI.

A deliberação desobriga servidores, vereadores e visitantes do uso da máscara de proteção para acessar as dependências da Câmara, porém recomenda-se que permaneçam utilizando máscaras de proteção individual em lugares fechados pessoas imunossuprimidas, com comorbidade de alto risco, não vacinadas e com sintomas gripais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Seguidores