quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Isabelle do BBB alavanca Parintins


Festival de Parintins 2023: saiba tudo sobre a festa

Em 31 de janeiro de 2024

Amazonas - Já considerada uma das principais musas do Big Brother Brasil 2024, Isabelle Nogueira, que interpreta a Índia Cunha Poranga na tradicional disputa entre os bois Garantido e Caprichoso em Manaus, tem alavancado o já tradicional desfile dos bois. 



O evento que atrai visitantes de diversas partes do mundo. O evento se tornou um dos principais acontecimentos culturais do país no Amazonas.



Confira tudo o que você precisa saber sobre a festa!

Em 1913, o Boi Garantido foi fundado por Lindolfo Monteverde e o Boi Caprichoso foi fundado pelos irmãos Roque, Felix e Raimundo Cid. O Garantido usa a cor vermelha e o Caprichoso usa a cor azul. Nos primórdios, acontecia uma disputa informal nas ruas de Parintins.

Os dois grandes grupos de “bois” começaram a representar nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi do Maranhão, que no Amazonas ganhou características próprias, incorporando as lendas e rituais das etnias indígenas e da cultura popular da Amazônia.


O nome do festival vem do lugar onde acontece – na ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas, a 420 quilômetros de Manaus. A festividade surgiu em 1965 como forma de arrecadar fundos para a construção da Catedral de Nossa Senhora do Carmo no município amazonense. A primeira edição foi realizada em 1966 e o campeão foi o Boi Garantido.

A festa cresceu tanto que em 1988 o governo do Amazonas construiu o “Bumbódromo”, uma arena de espetáculo em formato de boi dividida em azul e vermelho, que ficou pequena diante da grandiosidade do evento. Atualmente, Parintins recebe entre 16 e 20 navios na temporada de cruzeiros marítimos que aportam no município de outubro e maio, mas a atração acontece no último final de semana de junho (sexta, sábado e domingo).

Os protagonistas se chamam Caprichoso, boi azul da estrela na testa, e Garantido, boi vermelho, simbolizado pelo coração. O primeiro se intitula "Boi da Cultura Popular", enquanto o outro se orgulha de ser o "Boi do Povão".

Cada boi tem 2 horas e 30 minutos para se apresentar em cada noite. Entre os espetáculos de cada bumbá, há um intervalo de 45 minutos. O festival se inicia às 21h (horário de Brasília) e termina por volta de 2h30min da madrugada. A ordem de apresentação em cada noite é sorteada dias antes da disputa.

E a música? Bem, cada boi escolhe um tema para defender nas três noites festival. Para 2023, o Caprichoso levará ao Bumbódromo “O Brado do Povo Guerreiro”, já o Garantido, “Garantido Por Toda a Vida”. O tema é dividido em três partes e o bumbá apresenta um em cada noite. Os assuntos abordados em cada tema e subtema tem a ver com a cidade de Parintins, o estado do Amazonas e a cultura da região.


Para ilustrar musicalmente o tema, os boi-bumbás lançam, anualmente, um álbum com em média vinte toadas (músicas). Durante o espetáculo, no entanto, o boi é livre para utilizar toadas tanto de anos anteriores como do álbum atual.


O espetáculo de cada boi no Bumbódromo é complexo e envolve 21 quesitos, além de outros segmentos não julgados, como Pai Francisco, Mãe Catirina e Gazumbá – personagens folclóricos do "Auto do Boi-Bumbá". Os itens são divididos em blocos, de acordo com suas características. O "Bloco A" compreende quesitos comuns e musicais; o "Bloco B", itens relativos à cenografia e coreografia; e o "Bloco C" reúne a parte artística do evento.

Como decidem o boi vencedor do Festival de Parintins?

A decisão da disputa está nas mãos de 10 julgadores, dentre os quais: um é o presidente da comissão de júri; três julgam o Bloco A (os sete itens presentes nele); três julgam o Bloco B (os sete itens presentes nele); e os outros três, o Bloco C (os sete itens presentes nele). Cada noite é avaliada separadamente.

A apuração ocorre segunda-feira na parte da tarde, após o último dia de festa. Das três notas dadas a cada item, é descartada a menor. Vence o festival o boi que acumular mais pontos no somatório de todos os blocos em todas as noites.

Como participar ou assistir à festa folclórica?

Definida por meio de sorteio, a ordem de apresentação dos bumbás ficou assim: na primeira noite (30 de junho), o boi vermelho e branco (Garantido) vai abrir o Festival. Na sequência, o boi azul e branco (Caprichoso) se apresenta. Na segunda noite (1 de julho), o Caprichoso se apresenta primeiro, e depois o Garantido. E por fim, na última noite (2 de julho), o Garantido abre o festival e o Caprichoso encerra a festa.

O que é afinal é "Cunhã Poranga"?


No Festival Folclórico de Parintins, o termo é usado para definir uma “moça bonita, guerreira e guardiã que expressa a força através da beleza”. Durante a festa, os critérios para julgar a cunhã-poranga são: beleza, movimentos, simpatia e indumentária.


#Parintins #boigarantido #boicaprichoso #amazonas #bbb #BBB24 #isabelle #BocaNoTrombone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Seguidores