Promessa de campanha, prefeito de Itaguaí inicia junto a empresa marcações para a obra
Itaguaí - A Prefeitura Municipal de Itaguaí, através do prefeito interino Haroldo Jesus, o Haroldinho (PDT), anunciou na última segunda-feira 07, o início de marcações de topografia para dar em breve início as obras de construção do viaduto sobre a linha férrea em Chaperó. Tal obra, promessa de campanha de Haroldo, da qual foi citada por ele, inclusive, em nosso Podcast "Itaguaí com a Boca no Trombone " em setembro de 2024, visa garantir mais segurança com consequente a diminuição de riscos de acidentes, bem como agilizar o tempo de espera dos motoristas que trafegam na região. Hoje, eles precisam esperar os trens da empresa MRS, responsável pelas composições que utilizam a linha férrea passar, para que possam seguir suas viagens.
O viaduto de Chaperó, vai ligar os bairros Ibirapitanga e Parque Primavera à Chaperó. O lançamento marca o início da sondagem do solo para a elaboração do projeto e, em seguida, o início da fase contratual com uma nova empresa, além das desapropriações que são da responsabilidade do Governo Federal.
Haroldinho, disse que sempre foi um equívoco dizer que essa obra era da Prefeitura de Itaguaí. "Essa obra sempre foi um projeto em parceria com a MRS e o Governo Federal, pois a concessão da linha é da MRS. Infelizmente, não havia, até então, um trabalho de parceria para que a obra saísse do papel”, disse ele.
Ainda, o prefeito interino disse que com a finalização da topografia e sondagem para os estudos de engenharia que definirão o local da obra, o projeto inclui passagem para veículos, pedestres e ciclovia, com toda a segurança necessária e que durante as obras, o acesso será garantido com passagens provisórias.
PARA CARROS E PEDESTRES
O engenheiro Felipe Silva Souza, do planejamento de Obras da MRS, disse que na semana passada, no dia 4, a empresa finalizou a parte de topografia do local. Nesta segunda (7), a equipe começou a sondagem para a elaboração do projeto. O projeto prevê a transposição de quatro linhas férreas. Atualmente, são duas, mas o plano de expansão da MRS prevê a construção de mais duas.
“Vamos fazer o isolamento na passagem em nível. Os carros vão passar por cima, o que vai aumentar a segurança, e também haverá passagem para os pedestres”, explicou Souza.
O engenheiro explicou também que no local há duas adutoras: da Rio Mais Saneamento, que passa bem no eixo do viaduto, e da Transpetro, que passa por baixo. A engenharia do MRS considerou o projeto que a comunidade já havia apresentado, e fez nele ajustes para a viabilização da obra.
O responsável pelas Relações Institucionais da MRS, Edgar Costa, comentou: “Percebemos um crescimento exponencial em relação às necessidades de mobilidade urbana em Chaperó, e o viaduto representa um avanço no sentido da segurança ferroviária e rodoviária. Tirar os veículos de cima dos trilhos do trem é importante para evitar acidentes com vítimas fatais, inclusive. A ideia é anterior à renovação do contrato da MRS com a ANTT, em julho 2022, mas tomou forma definitiva a partir dessa data”.
ORGANIZAÇÃO DO DESVIO
Ainda não há um prazo definido, mas será preciso organizar um desvio para que a população continua a atravessar a via férrea, e a prefeitura vai garantir com suporte técnico e operacional para que isto aconteça.
O viaduto de Chaperó deixou de ser uma reivindicação e passou a ser uma realidade.
Com informações da Prefeitura de Itaguaí
Assista clicando aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário