quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Apesar de suspenso postos de saúde ainda usam cartaz preconceituoso contra travestis


Nele, campanha para teste de Aids usa um travesti para se referir a doença.

Rio de Janeiro  - Apesar de suspenso pelo governo federal, um cartaz antigo que se refere ao teste de exame para a detectação da Aids, continua sendo veiculado em alguns postos de saúde, nele, uma imagem de um travesti, faz referência direta a Aids. A frase utilizada é "Travesti, não deixe sua SAÚDE, para depois. Faça o teste de Aids". O cartaz, não se refere a outras opções sexuais, induzindo claramente a imagem dos travestis a doença. 

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária - CONAR, em decisão unânime, já havia recomendado que o Ministério da Saúde suspenda essa antiga campanha publicitária.

 A peça, denunciada no ano passado, se refere a uma ação de 2012 para prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis.

A queixa foi feita por um consumidor em novembro após se deparar com um cartaz em um posto de saúde de Búzios, no Rio de Janeiro. O anúncio dizia:

“Travesti, não deixe sua saúde para depois. Faça o teste da Aids”.

Segundo a denúncia, o cartaz reforça estigmas e preconceito contra travestis. Argumenta ainda que a campanha pode ferir a dignidade do grupo e endossar o contexto de descriminação e violência que o cerca.

A relatora do caso deu razão às alegações e considerou que de fato as expressões perpetuam estereótipos e ofensas ao fazer uma clara associação da Aids às travestis, embora a doença possa acometer qualquer pessoa. Afirmou também que houve nítida violação há dignidade da pessoa humana e recomendou a sustação da campanha. Ela foi acompanhada pelos demais conselheiros.

O Ministério da Saúde afirma que o cartaz não está sendo mais usado pela pasta. No entanto, ainda é possível ver em alguns postos de saúde o cartaz afixado. Cabe lembrar que a divulgação desse material, é responsabilidade da secretaria de saúde de cada município e dos coordenadores dos postos envolvidos, visto que o Ministério da Saúde veda a utilização com tal imagem. 

#campanha #aids #teste #preconceito #travestis #postosdesaude #saude #municipios #blogbocanotrombone #bocanotromboneitaguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Seguidores