Nosso blog antigo
quinta-feira, 31 de agosto de 2023
Brasil enfrenta alta de casos da covid-19 com a variante Éris
‘O médico mandou eu viver com a Lorena um dia de cada vez’, diz mãe de criança de 7 anos na fila do transplante de coração
‘O médico mandou eu viver com a Lorena um dia de cada vez’, diz mãe de criança de 7 anos na fila do transplante de coração
Bárbara Stefani estava grávida quando descobriu que a menina tinha uma cardiopatia congênita rara; filha hoje tem 7 anos de idade
Bárbara Stefani, 31 anos, estava grávida de Lorena quando descobriu que a filha era portadora de uma cardiopatia congênita rara e agressiva. O problema fazia um dos músculos do coração do feto bater de forma mais lenta do que o normal. E foi também durante a gestação que ela soube que a única solução com passar do tempo seria a filha entrar na lista de transplante de coração.
Quatro anos se passaram desde a chegada na fila e ela ainda não foi transplantada. O cenário com crianças é diferente, as cirurgias mais escassas. Assim como a menina, o Brasil hoje tem 64 meninas e meninos com até 17 anos de idade à espera de um coração, de acordo com o Sistema Nacional de Transplantes, atualizado nesta terça-feira. O total de pessoas, para se ter uma ideia, é de 380.
— O médico mandou eu viver com a Lorena um dia de cada vez. E é isso que eu tento fazer desde então — diz a mãe.
A seguir, o relato de Bárbara:
Estava na gestação quando, durante um ultrassom, descobri que a Lorena tinha uma cardiopatia congênita grave e rara. Soube também naquele momento que a solução seria um transplante de coração quando crescesse um pouquinho. Tive de sair de Alagoas para ter o parto em São Paulo pela complexidade da situação.
Ela saiu da minha barriga direto para a internação. Foram 6 meses no hospital. Quando ela tinha sete meses de vida, recebeu alta e conseguimos voltar para nossa cidade, mas tinha de ir para São Paulo a cada 3 meses para exames. Quando ela completou 3 anos chegou o momento de entrar na fila do transplante. Não tinha mais o que ser feito. Lorena estava tomando mais de 12 remédios diários com doses altíssimas, e a única alternativa era um novo órgão.
Já se passaram 4 anos na fila de espera. No começo, confesso que fiquei angustiada. Eu não estava pronta para aquilo. Fiquei com muito medo. De lá para cá enfrentamos uma batalha, com 40 internações. Quando minha filha ficava mal, ela sentia tontura, falta de ar, ficava extremamente pálida, lábios e pontas dos dedos roxos, suando frio e desmaiada. Eu a pegava nos meus braços e parecia uma criança morta.
Ela dava entrada no hospital como prioridade na fila, mas nunca chegava um coração. Então ela se recuperava e recebia alta. Hoje, vive uma vida estável. Consigo mandá-la para a escola e sair com ela. Vive como uma criança praticamente normal, claro que tem seus cuidados, os medicamentos que precisa tomar, os exames e consultas, mas eu consigo tê-la em casa e isso me acalma um pouco. Na escola, deixo todo mundo consciente do caso e limitações. Há pouco começou a ter educação física. Questionei a médica se ela poderia participar e ela autorizou desde que a turma e os professores respeitassem o tempo dela. Se ela estiver correndo e sentir cansaço, ela deve parar imediatamente, descansar e depois quando sentir que tem fôlego e quiser voltar, ela pode.
A Lorena tem consciência total da condição dela. É muito responsável. A preparo para essa cirurgia há 4 anos. Falo que ela vai precisar tomar anestesia, que eles vão abrir o peitinho dela, mas que vai estar dormindo e que vai acordar depois de ter acabado tudo. Lorena é uma criança que não reage com medo, ela é uma criança muito confiante. Não deixo de falar que pode dar errado, mas sempre enalteço a confiança e o pensamento positivo. Falo que vai dar tudo certo, que eu estou do lado dela e nós somos uma família de muita fé. Apesar de tudo, vai dar certo. Aconteça o que acontecer, eu vou estar lá com ela, a recuperação vai ser rápida e logo, logo, ela estará em casa.
Em relação a mim, há dias que me rastejo. Simplesmente não suporto mais, porém, me lembro que eu tenho uma filha que precisa e depende de mim. E então me levanto. Peço pra Deus me dar forças para continuar e vou caminhando.
Me lembro de uma das primeiras conversas que tive com um médico, quando ela tinha três anos. Ele disse todas as verdades que uma mãe precisa ouvir. Disse que eu ia abdicar de toda uma vida para cuidar da Lorena, mas que não era para ela ser tratada como uma criança especial. Nem por mim ou por outras pessoas. Ela é uma criança cardiopata que tem um coração especial e que está sendo tratado. Ele mandou eu viver com a Lorena um dia de cada vez e é isso que eu tento fazer desde então. Independente das internações e de todo o processo. Tenho minhas angústias, tem dias que estou pra baixo e parece que nunca vai chegar a nossa vez, mas se estiver frio e ela quer tomar sorvete, nós vamos. Se ela quer passear no shopping, ou ir ao cinema, nós vamos. Estou sempre passando o meu tempo com ela e vivendo aquele momento.
Ele quis dizer, e é verdade, é que os cardiopatas são como uma bomba-relógio. Uma hora ela está super bem e em outro ela acorda como se estivesse morta em meus braços. Eles podem explodir a qualquer momento. Eu entendi que ele falou para eu viver o hoje, porque amanhã posso não ter mais ela.
sexta-feira, 25 de agosto de 2023
Nova divisão de royalties de minério prejudicam ainda mais Itaguaí e Mangaratiba
quarta-feira, 23 de agosto de 2023
Prigozhin, mercenário que desafiou Putin, morre em queda de avião
Campanha de multivacinação nesta semana em Mangaratiba, Itaguaí e na cidade do Rio de Janeiro
Saúde - Começou hoje em Mangaratiba e na cidade do Rio de Janeiro, a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinas de menores de 15 anos. No Rio o calendário se estenderá de hoje até o mês que vem, já em Mangaratiba o início está sendo hoje e irá ocorrer até o dia 15 de setembro. Já em Itaguaí, será apenas no próximo sábado dia 26 de 08 a 12h.
Mangaratiba
Tanto a vacinação, quanto a atualização das cadernetas, serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município nos seguintes dias e horários:
UBS Itacuruçá – de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h;
UBS Muriqui - de terça a sexta-feira, das 8h às 12h;
UBS Ranchito – de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h;
UBS Conceição de Jacareí – terça, quarta e quinta-feira, das 8h às 16h;
ESF Ingaíba - Sexta-feira, das 8h às 16h;
ESF Serra do Piloto - quarta-feira, das 8h às 16h (consultar agendamento);
ESF São Sebastião (Muriqui) - de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (consultar agendamento).
Observação: Moradores de Praia Grande poderão ser atendidos no Ranchito ou nas unidades de Muriqui.
Rio de Janeiro
Serão 20 imunizantes disponíveis nas 237 unidades do município para complementar o esquema vacinal, incluindo BCG, febre amarela, tríplice viral, varicela, pentavalente, covid-19, gripe, entre outros.
Para encontrar o local mais próximo para se vacinar, o carioca deve acessar: prefeitura.rio/ondeseratendido
Itaguaí
Na cidade as unidades de saúde que farão o atendimento no próximo sábado dia 26 são:
UBS - Califórnia
ESF - Chaperó
UBS - Engenho
ESF - Teixeira
UBS - Vista Alegre
UBS - Vila Margarida
Vigilância em Saúde no Centro.
O horário será de 08h as 12h.
Para realizar a atualização, os responsáveis devem levar a criança ou o adolescente até uma das unidades de saúde disponibilizadas pela Secretaria de Saúde portando a Carteira Nacional de Vacinação.
Essa campanha que ocorre em todo o país, serão aplicadas doses de vários imunizantes, incluindo BCG, febre amarela, tríplice viral, varicela, pentavalente entre outros. A Bivalente da Covid-19 para menores de 15 anos estará disponível na cidade do Rio de Janeiro.
#vacinação #saude #campanha #mangaratiba #itaguai #riodejaneiro
terça-feira, 22 de agosto de 2023
PF intima Bolsonaro, Michelle, Wassef, Cid e outros para depoimentos simultâneos no caso das joias
Grupo deve ser ouvido em 31 de agosto, e lista de intimados inclui também o general Mauro Lourena Cid, pai do ex-ajudante de ordens, Fabio Wajngarten, Osmar Crivellati e Marcelo Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e outras pessoas ligadas à investigação sobre a suspeita de venda ilegal de joias foram intimados pela Polícia Federal (PF) a prestar depoimentos simultaneamente no próximo dia 31 de agosto.
Além de Jair e Michelle Bolsonaro, foram convocados pela Polícia Federal:
Fabio Wajngarten, advogado de Jair Bolsonaro;Frederick Wassef, advogado de Bolsonaro;Marcelo Câmara, assessor especial de Bolsonaro;Mauro Cesar Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;Mauro César Lourena Cid, pai de Cid, general da reserva que foi colega de Bolsonaro na Aman;Osmar Crivellati, assessor de Bolsonaro.
O objetivo dos depoimentos simultâneos é evitar uma possível combinação de respostas.
O depoimento do grupo está previsto para o mesmo dia em que Jair Bolsonaro também deve ser interrogado sobre o caso dos empresários que discutiram golpe de Estado em mensagens de WhatsApp.
Investigação da PF
Na sexta-feira (11), a Polícia Federal deflagrou a operação Lucas 12:2, sobre a suposta tentativa, capitaneada por militares ligados ao então presidente Jair Bolsonaro, como o advogado Frederick Wassef, que já defendeu a família Bolsonaro, e o ex-ajudante de ordens Mauro Barbosa Cid, de vender ilegalmente presentes dados ao governo por delegações estrangeiras.
A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Na quinta-feira (17), Moraes determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Cid foi preso em maio, mas no âmbito de uma investigação que apura um suposto esquema de fraudes de cartões de vacina contra a Covid-19. No entanto, de acordo com a PF, Cid também é investigado no caso que envolve as joias.
As joias em questão foram entregues como presentes ao governo brasileiro por outros países, como a Arábia Saudita. Segundo a PF, a venda desses presentes começou a ser negociada nos Estados Unidos em junho de 2022.
Naquele mês, Cid retirou do acervo de presentes um kit de joias — composto por um relógio da marca Rolex de ouro branco, um anel, abotoaduras e um rosário islâmico — entregue a Bolsonaro em uma viagem oficial à Arábia Saudita em outubro de 2019.
No dia 8 de junho de 2022, Bolsonaro e Cid viajaram aos Estados Unidos para participar da Cúpula das Américas, em Los Angeles. Segundo a Polícia Federal, Mauro Cid levou, no voo oficial da FAB, o kit de joias.
Cinco dias depois, de acordo com a PF, Mauro Cid viajou para o estado norte-americano da Pensilvânia para vender o relógio Rolex de ouro branco e outro relógio da marca Patek Philippe.
A PF localizou, a partir da análise de dados armazenados na nuvem do celular do ex-ajudante de ordens, um comprovante de depósito da loja no valor de US$ 68 mil nessa mesma data. Esse valor corresponde a R$ 332 mil.
O advogado de Cid, Cezar Bitencourt, disse nesta sexta-feira (18) que o ex-presidente pediu para que Cid "resolver o problema do Rolex". Ainda segundo ele, após a venda do relógio, Cid entregou o dinheiro para Bolsonaro ou para a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.
Com G1
domingo, 20 de agosto de 2023
Faustão, internado há 15 dias, aguarda transplante do coração, diz boletim
Fausto Silva, 73, internado há 15 dias, recebeu a indicação médica para um transplante cardíaco. A notícia foi divulgada na noite de hoje em um novo boletim médico enviado à imprensa pelo Hospital Albert Einstein. O comunicado é assinado pelo médico Fernando Bocal, cardiologista.
A nota diz ainda que Faustão encontra-se "sob cuidados intensivos", está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração. O comunicado afirma que Faustão já foi incluído na fila de transplantes.
Leia o novo boletim médico na íntegra:
Em 05 de agosto, Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein para tratamento de insuficiência cardíaca, condição que vem sendo acompanhada desde 2020. Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração. Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso.
Na sexta-feira (18), em contato rápido e exclusivo com a coluna, Luciana Cardoso, esposa do apresentador, disse que estava "tudo estável e sem novidades".
A nota sobre o estado de saúde foi assinada também por Miguel Cendoroglo Neto, diretor-médico e de serviços hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein.
O apresentador, que deixou a Band no fim de maio, é atendido pelo cardiologista Fernando Bacal. A nota sobre o estado de saúde foi assinada também por Miguel Cendoroglo Neto, diretor-médico e de serviços hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein.
Em 2021, ainda na Globo, Faustão passou por uma internação para o tratamento de um edema linfático. O apresentador vem fazendo internações de rotina para combater o déficit de circulação que ocorre nos vasos linfáticos e provoca o acúmulo de líquidos por alguma insuficiência no organismo. No mesmo ano, ele contraiu uma infecção urinária e também precisou ser hospitalizado.
#faustao #internacao #saude #BocaNoTrombone #bocanotromboneitaguai
Bate boca e troca de acusações em sessão da Câmara em Itaguaí
Itaguaí- A trigésima nona sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaguaí, na última quinta-feira, dia 17 de agosto, foi marcada por trocas de acusações entre os vereadores e o presidente da Casa, vereador Gil Torres do União Brasil.
Após a repercussão dos gastos milionários da Tv Câmara, de quase R$ 1,7 milhões e dos R$ 3 milhões com a reforma da casa legislativa, que inclusive foi amplamente divulgado pela emissora de tv Sbt no programa Sbt Rio, os ânimos que já estavam exaltados nas sessões anteriores, foram ainda mais intensos nesta última semana. Colecionando embates, como os gastos milionários feitos de forma exclusiva por parte do presidente da Câmara, vereador Gil Torres do União Brasil, segundo os demais legisladores e uma denúncia na semana passada do vereador Vinicius Alves do Republicanos de ameaça por parte de um assessor de Gil, agora aparece na casa uma denúncia contra os quatro vereadores que mais tem combatido as ações do presidente.
A denúncia, não exposta ainda de forma oficial, seria por cargos fantasmas dos vereadores Haroldo Jesus PV, Vinicius Alves, José Domingos PTB e Julinho PSC. Porém, segundo o vereador Haroldo, líder de governo, a denúncia foi feita por um cidadão repleto de processos judiciais e medidas coercitivas e que tem o costume de fugir quando acionado para depor por práticas supostamente ilícitas. Além disso, segundo ele, o denunciante publicou nas redes sociais fotos com assessores da Câmara no mesmo dia que teria feito oficialmente a denúncia, e que o tal denunciante era um "bucha" do presidente Gil, que seria o verdadeiro mentor da denúncia. Haroldo ainda disse, que na listagem dos supostos fantasmas, há várias pessoas que foram nomeadas diretamente pelo presidente da Câmara Municipal Gil Torres, e não por ele ou pela Mesa Diretora da Casa. Sendo assim, não poderia responder por essas pessoas, ainda mais, tendo Gil, nomeado mais de 200 pessoas.
Na fala do líder do governo, os acusados sequer teriam tido tempo de ler a denúncia contra eles, e mesmo assim foi posto na pauta pelo presidente e de forma unilateral, mais uma vez. Haroldo, relatou que viu a listagem rapidamente durante a sessão, diante da sua não divulgação antecipada aos legisladores envolvidos. Ele, que foi presidente da Câmara recentemente, disse a Gil que as denúncias contra os vereadores eram para terem sido desmembradas da denúncia contra o executivo, e além de tudo a decisão do trâmite de votação, nominal (aberta) ou fechada, é prerrogativa dos vereadores e eles que deveriam decidir o modo de realização da votação. Sendo isso, exposto claramente no Regimento Interno da Câmara e este não pode ser atropelado por mais uma decisão unilateral de Gil.
O vereador Julinho também se manifestou contra Gil e de forma bem dura:
Esse lugar aí nunca foi teu. Nunca sabe porquê? Tu não é homem. O prefeito falou pra mim que tu era um Judas, eu não conseguia entender, hoje eu falo, tu é um Judas. Sabe porque você é um Judas? Tu não honra a calça que tu vestes. Tu é um sujo".
As falas acaloradas duraram quase toda a sessão e o vereador Zé Domingos, disse estranhar uma denúncia feita contra os quatro legisladores, logo após o escândalo denunciado por eles dos gastos milionários feitos por Gil com a tv Câmara e da grande repercussão do caso. Segundo Zé, as denúncias contra os quatro vieram justamente para tentar calar ou suprimir os escândalos com a tv.
No fim, a denúncia foi arquivada, pois todos os vereadores votaram contra, já que não haviam elementos para que ela prosseguisse.
Assista o resumo da sessão clicando aqui
Matéria do SBT Rio clique aqui